quinta-feira, 8 de setembro de 2011

A OBRA



Aqui estão pinturas, retratos e gravuras de 1974 a 2020. Muita coisa se perdeu do que foi produzido nesses 46 anos de atividade artística. Algumas obras interessantes não foram encontradas. Mas, apesar de resumido, o nosso catálogo atinge o objetivo de montar um mosaico com os diversos caminhos que trilhei, sem medo de errar, nesse fascinante redemoinho de formas, cores e conceitos que é o mundo da pintura. Sempre busquei o aperfeiçoamento técnico, a excelência, como meio de transmitir de forma simples, honesta e duradoura aquilo que realmente importa na vida – a emoção, o amor. Fiel a minha própria “verdade”, nunca me preocupei com a crítica nem com tendências estéticas da hora, com suas elucubrações inócuas e abstratas, seguidas de polêmicas discussões que se prolongam até o inferno esfriar. Afinal, ao Artista não importa a opinião da crítica “responsável”… o que quer é ver alguém ardendo no fogo que ele próprio ateou!
As obras criadas por mim, ou através de mim, não são objetos de decoração. Tampouco dependem de complicados conceitos para serem captadas pelos sentidos do observador. O que pinto são emoções materializadas em imagens duradouras para serem guardadas, muito bem guardadas, na memória e no coração das pessoas.
Pessoas como você, que estão aqui agora.




Durante muito tempo era a pintura que cumpria o papel utilitário do registro da realidade, expediente que desde o século XIX foi “ocupado” pela fotografia. Mas, mesmo após o surgimento e predomínio da fotografia - e sua posterior banalização - a arte do retrato pintado a óleo sobre tela manteve o seu espaço na história das artes plásticas, seja pela durabilidade inconteste dessa técnica como por sua qualidade estética ímpar- com suas múltiplas possibilidades estilísticas, além do exclusivo charme “aristocrático” de se ter a imagem de um membro da família, ou de uma personalidade histórica, perpetuada pelos hábeis pincéis de um renomado artista.
Também pintei alguns retratos em minha trajetória profissional. Muitos por afinidade sentimental, outros por encomenda, como forma de conseguir o suporte financeiro necessário para continuar essa prazerosa porém árdua jornada pelo universo da pintura.
A seguir, veremos uma amostra dessa minha outra face: Os Retratos!    

Projeto em andamento de Bruno Steinbach, o "Cordel Eletrônico" e a série de pinturas e gravuras JOÃO & MARIA: Um encontro marcado nas estrelas! Uma odisseia de amor atemporal, de dois amantes viajantes perdidos no espaço tempo de várias existências repetidas, as separações causadas pela morte e a busca do reencontro em novas vidas do artista e da sua musa...
Iniciadas em julho de 2010, as obras estarão em exposição na internet.

Veja também:

(conteúdo adulto)

Exposição Individual itinerante “Nômades Amantes do Tempo” (Pinturas). 



De 19 a 30 de junho de 1998, no Museu Municipal de Mossoró (Museu Municipal Jornalista Lauro da Escóssia) e de 04 a 16 de setembro na Fundação Cultural Capitania das Artes, respectivamente em Mossoró e em Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. "Duas exposições importantes para o meu recomeço da carreira e da vida. Minha eterna gratidão a todas as pessoas generosas de Mossoró e aos parentes e amigos pelo voto de confiança, pelo estímulo e pelo indispensável apoio que me foram dados de maneira tão dignamente incondicional, ao me aceitarem e me adotarem como filho da terra, durante os anos em que lá vivi, mesmo cientes da situação de apenado em que me encontrava. É para essas maravilhosas criaturas que dedico esta página, que somente está sendo elaborada agora por conta da sua enorme generosidade naquela época - agradecimento muitíssimo especial para France Henrique, Maria Jose Frota, Isaura Amelia Rosado Maia, ao casal Antônio Rosado Maia e Anabela Vicente Alexandre (in memoriam), a Isaura Rosado Maia (à época uma menininha, Dadazinha), a Fafá Câncio e família, a Lucinha Rosado e família, a Gilberto de Sousa, a Wilton Fernandes, a "seu" Chico - que me levava pra lá e pra cá na sua moto velhinha e ouvia minhas lamúrias com paciência, a Dr. Queiróz e Fátima, ao amigo Juiz aposentado Francisco Pinto, ao Desembargador Dr. Expedito Ferreira de Souza, ao promotor Dr.Armando Lúcio Ribeiro, ao Dr. Adolfo Paiva e família (D. Nidinha e Ana Paiva), e, entre tantos outros que me escapam no momento, ao velho alcaide parente e amigo do meu pai: o eterno prefeito de Mossoró, Dr. Jerônimo Dix-huit Rosado Maia (in memoriam)".
Em todos vocês eu tenho o meu pensamento quando enfrento as vicissitudes da vida, me lembrando do apoio e da confiança que me deram. Eu não posso fraquejar, vocês não merecem o meu fracasso. Por isso continuarei na luta - o final a Deus pertence.
MUITO OBRIGADO!



Série temática e mostra itinerante, composta de pinturas e um álbum de gravuras com paisagens da Paraíba – do sertão ao litoral (capital e municípios). Com cerca de 25 obras em óleo / tela e 26 gravuras digitais (infogravuras), a série tem como tema o registro pictórico tanto dos sítios históricos quanto dos lugares pitorescos de municípios da Paraíba, do sertão ao litoral, que receberão a exposição itinerante. Com a parceria de algumas prefeituras deste Estado, serão realizadas exposições, palestras e apresentações de data show para alunos da rede municipal na ocasião da entrega e aposição das obras nos respectivos municípios.
O projeto foi inaugurado com sucesso no SESC/centro, em João Pessoa, Paraíba, com uma exposição de gravuras (de 15 a 31 de julho de 2010).

Nenhum comentário:

Postar um comentário